quinta-feira, 29 de março de 2012

Neuropsicologia e TDAH


O que é TDAH ?
É um transtorno neurobiológico, de origem genética de longa duração, que se inicia na infância, comprometendo o funcionamento da pessoa em vários setores da vida, e se caracterizam por três grupos de alterações:
*      Hiperatividade: É o aumento de atividade motora. A Pessoa hiperativa é inquieta está quase constantemente em movimento.

*      Impulsividade: É a deficiência no controle dos impulsos. Ou seja dificuldade com auto-controle. Prejuízos, a si mesmo e aos outros, são consequência de não parar para pensar.


*      Desatenção: É dificuldade de concentração ou falta de atenção e  pouca concentração.



Papel da neuropsicologia no TDAH?

A neuropsicologia através de diversos instrumentos de avaliação, tem como objetivo estudar as relações entre a atividade cerebral, cognição e o comportamento. Atraves de análise funcional dos processos cognitivos  como a linguagem, memória, percepção, visocontrução e das funções executivas, promovem a compreensão multidimensional dos prejuízos cognitivos, facilitando o diagnostico e também atuando na criação de um Plano de intervenção, tanto na Equipe multidisciplinar como na orientação Familiar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário